A Arquidiocese de Uberaba, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, alegra-se com a nomeação de Dom Valter Magno de Carvalho como novo Bispo da Diocese de Ituiutaba (MG), anunciada nesta quinta-feira, 22 de maio, pelo Papa Leão XIV. A nomeação marca a primeira designação episcopal do Sumo Pontífice no país e encerra a missão de Dom Valter como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde atuou com destacado zelo pastoral desde 2021. 3g17
Nomeado Bispo Auxiliar de Salvador em 2020 e ordenado em fevereiro de 2021, Dom Valter consolidou sua atuação pela proximidade com as comunidades, especialmente as periféricas, e pelo acompanhamento às pastorais sociais, inspirado no legado de Santa Dulce dos Pobres. Durante seus mais de quatro anos na Arquidiocese baiana, destacou-se pela simplicidade, escuta atenta e compromisso com os mais vulneráveis, além de coordenar setores como a Pastoral da Juventude e a Comunicação.
Ao saber de sua nomeação, Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba, agradeceu a Deus pelo dom do ministério episcopal, e registrou que este é um momento de acolhida por toda a comunidade católica, manifestando ainda seu afeto e esperança no servir de Dom Valter Magno, à frente da Diocese de Ituiutaba: “Que o Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Abadia, o fortaleça nesta nova missão. Levo ao coração as palavras do seu lema: ‘In Verbo Tuo’ (Em atenção à Tua Palavra), que certamente guiará seu pastoreio entre o rebanho que lhe é confiado. A Igreja em Uberaba reza por seu ministério e se une em júbilo aos fiéis de Ituiutaba!”
A data de posse canônica em Ituiutaba acontecerá no dia 2 de agosto, às 9h. A Diocese, que estava sob istração interina desde a renúncia de Dom Frei Irineu Andreassa, recebe agora um pastor cuja experiência em comunhão e evangelização será um alicerce para a caminhada local. A Arquidiocese de Uberaba une-se em oração por Dom Valter e pela Diocese de Ituiutaba, confiando à Nossa Senhora da Abadia esta nova etapa da Igreja em Minas Gerais.
Jorn. François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba
Foto: Divulgação/CNBB