Na noite de quarta-feira, 16 de abril, a Catedral Metropolitana de Uberaba foi palco de um momento que ficará guardado no coração dos fiéis católicos que estiveram presentes ou acompanharam pela internet: a Missa da Unidade, presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, reuniu membros do clero de toda a Arquidiocese em um gesto de comunhão e esperança. Transmitida ao vivo pelo YouTube, a celebração conectou fiéis de diversas localidades do Brasil e do mundo, destacando o espírito de integração e o caminho trilhado neste Ano Jubilar de 2025. 1v115a
A Missa da Unidade, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, é celebração litúrgica que antecede o Tríduo Pascal, período central da fé cristã que compreende a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nela, óleos sagrados são abençoados, cada um com um significado especial, e na missa celebrada por Dom Paulo cada gesto demonstrou um profundo momento de unidade da Igreja local. O arcebispo metropolitano, juntamente com os presbíteros, diáconos e fiéis, se reuniram para celebrar a fé e renovar o compromisso com o serviço a Deus e à comunidade.
A celebração, que marcou a união das paróquias e comunidades sob a liderança de Dom Paulo, também enfatizou a importância da colaboração entre presbíteros, fiéis e leigos: “A unidade não é apenas um ideal, mas uma missão que nos impulsiona a ser testemunhas do amor de Cristo, especialmente neste tempo de preparação para a Páscoa e ante as premissas do Ano Santo”, reforçou o Arcebispo.
O Jubileu de 2025 – “Peregrinos da Esperança”, apresentou-se como horizonte espiritual para as ações da Arquidiocese de Uberaba. Dom Paulo ressaltou que a Missa da Unidade é “o importante de uma jornada que exige conversão, caridade e renovação da fé”. A celebração também destacou o papel da tecnologia na evangelização, com transmissões em tempo real por veículos de comunicação tradicionais, como o rádio, e online ampliando o alcance pastoral.
Ao final da celebração, os fiéis foram convidados a engajar-se em iniciativas locais de catequese, diálogo ecumênico e serviço social, alinhadas aos valores da fé cristã e às diretrizes do Papa Francisco para o Ano Jubilar. A Arquidiocese reforçou seu compromisso de fortalecer vínculos comunitários e aprofundar a espiritualidade cristã nos próximos meses.
“Que esta unidade semeada hoje frutifique em gestos concretos de esperança”, concluiu Dom Paulo, lembrando que o caminho para 2025 é uma oportunidade para reavivar a fé e transformar realidades. A gravação da missa permanece disponível no canal oficial da Arquidiocese no YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=ssgSEmeNQ6U).