Podcast 5a2l5c

VOZ DA ARQUIDIOCESE 37252x

Conselho de Leigos e o Dia das Comunidades 4j6m17

  O Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Uberaba é constituído de pessoas que frequentam as comunidades da Arquidiocese. Assim sendo, vários membros deste Conselho ajudaram a preparar e participaram da celebração do Dia das Comunidades, na Solenidade da Santíssima Trindade, dia 04 de junho, em parceria com o Núcleo de Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) da Arquidiocese de Uberaba. a6n4u

  Neste ano, a Comunidade Santa Beatriz, da Paróquia de São José (bairro Tutunas), acolheu representantes de várias comunidades para celebrar esse dia. A bela liturgia foi preparada com carinho e bastante antecedência por agentes das paróquias da Forania Ressurreição. O tema escolhido, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, foi: “Santíssima Trindade – Fonte de partilha e de solidariedade”.

   A celebração da missa teve início às 17h, com a presidência de Dom Paulo Mendes Peixoto. Concelebraram os seguintes padres: Gilberto, Marcelo, Saulo e Geraldo Maia, da Paróquia de São José. As paróquias representadas foram as seguintes: Quase-Paróquia Santa Efigênia, Quase-Paróquia São João Batista, Ressurreição, Santa Edwiges, Santa Luzia, Santa Maria, São Galvão, São José (Gameleira), São José (Tutunas) e São Judas Tadeu. Estavam também presentes os propedeutas que desenvolvem atividades pastorais na Paróquia de São José (Tutunas) e uma representação da comunidade religiosa das Irmãs Carmelitas Missionárias.

  A celebração transcorreu num clima de muita alegria e esperança. Após a procissão de entrada, foi acolhido o estandarte da Santíssima Trindade. No momento do Ato Penitencial, foi pedido perdão porque não conseguimos ser verdadeira comunidade. Após a entrada de uma a vazia, faixas lembravam que não há comunidade sem partilha, sem fraternidade e sem generosidade. Na procissão das oferendas, junto ao pão e o vinho levados para a Eucaristia, foram apresentadas bandejas com pão e uva, que foram partilhados após a missa. As pessoas que levaram mantimentos encheram a a que estava vazia, de modo a transbordar pela partilha e generosidade.

  Terminada a comunhão, foi feito um lindo gesto de compromisso. Representantes das comunidades foram chamados a assumir o compromisso, diante da grande vela que representava o fogo divino da Trindade Santa, de trabalhar em preparação para a composição dos novos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente. Cada representante acendeu uma vela na grande luz da Trindade Santa e Dom Paulo concedeu uma bênção especial a esses representantes das comunidades, firmando o compromisso assumido. Leigos e leigas estão atuantes nas Cebs, construindo o Reino de Deus, acreditando que outro mundo é possível.

Padre Geraldo Maia

Compartilhe: 2mp69

Veja Também 4l3j4x